quarta-feira, 25 de julho de 2012

5

Resenha - O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson




"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."


Sinopse - Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Como lidar com a perda de um ente querido?? Esse livro aborda essa questão, pois, a Lennie vê seu mundo desmorronar quando a sua irmã Bailey, a quem era muito ligada, morre de uma hora para a outra. Eu me coloco no lugar dela e também não saberia lidar com isso. E acho que ninguém sabe lidar com a morte pode sabe suportar, mas acredito que ninguém que perca uma pessoa a quem se ama fica se perguntando Por quê?
Lennie começa a se isolar das pessoas e construir um mundinho só seu até encontrar com o Joe, um rapaz lindo e novo na cidade, e passa a ter sentimentos por ele que nunca sentiu antes na vida. Joe aos poucos vai deixando o mundo de Lennie mais feliz após a perda da sua querida irmã, mas ela sente que está traindo a irmã, pois, ao invés de estar de luto ela está se apaixonando.
Todavia, há o Toby, namorado da Bailey, que também não está sabendo como lidar da pessoa que amava e começa a se aproximar da Lennie em busca de consolo. E essa ligação entre os dois pode atrapalhar o romance do Joe com a Lennie.
Eu simplesmente amei o Joe, como ele foi muito fofo com a Lennie. E quando ele foi magoado pela a Lennie sofri por ele, mas entendi que ela não fez por mau o que fez.
E o mundo vira outra vez do avesso quando ela “perde” o Joe e tenta de todas as formas tentar reconquistar o seu primeiro e grande amor.. E tem um trecho do livro que eu amei e fui as lágrimas. Quer dizer eu sou uma manteiga derretida, pois, me emocionei em várias partes desse livro e sofri junto com a Lennie.

Joe diz para Lennie: Você deve estar brincando. Acha que é fácil assim? O rosto dele fica vermelho, seus olhos se arregalam de forma arrebatadora. – Não quero vestidinhos nem malditas rosas mágicas estúpidas! – dança no ar como se fosse uma marionete. – Já estou apaixonado por você, Lennie, na dá para entender? Mas não posso ficar com você. Cada vez que fecho os olhos, vejo-a com ele. (NELSON, p. 348)

Se eu não estivesse apaixonada por ele desde o começo do livro eu me apaixonaria por ele nesse momento. A Lennie tenta lidar com essa perda da irmã escrevendo bilhetinhos e jogando fora eles, pois, o objetivo é que ninguém os leia. Mas, o Joe acha alguns deles e vai se apaixonando cada vez mais pela a pessoa que os escreve.
Recomendo muito esse livro.. Li graças a uma indicação de uma amiga e já agradeci a ela por isso, pois, amei cada segundo em que estava lendo o livro. E não desgrudei a bunda da cama até finalmente acabar de ler a última página do livro.

5 comentários:

  1. Olá, tenho esse livro, mas ainda não li, contudo quero me sentir da mesma forma que você =)
    huum, e me controlar para não ficar tão apaixonada quanto você pelo Mocinho, pois sou incondicionamente apaixonada pelo Mr.Darcy do livro Orgulho e Preconceito.
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o livro né?! Valeu muito a pena ter comprado. Eu comprei porque quando a gente perde alguém o nosso mundo muda de uma maneira que não tem nem explicação. Você vive, mas não vive ao mesmo tempo. Passei por algumas fases da Lennie, a de se afastar dos outros e de me perguntar o porque tinha que ser ela, quando eu perdi a minha avó. Queria ver como a Lennie ia se recuperar. Senti falta de mais coisas no final, mas mesmo assim o livro é muito bom. Bjss bjss

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha flor! Eu tenho esse livro já há algum tempo, e sempre deixava pra depois. Com certeza, após a sua resenha, ele será o proximo da minha lista de leitura. Adorei a resenha! Bjão!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  4. Nosa, que ótima resenha - esse livro parece demais.

    Além do que, o maior motivo de ter me atraido e que estou lendo P.s eu te amo que também fala de se recuperar de perdas e, como estou adorando, com certeza vou apostar mais em livros desse tipo *--*

    ResponderExcluir