sexta-feira, 12 de outubro de 2012

6

Resenha @mor




Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações. 



Comecei a ler porque tinha acabado recentemente o livro Fiquei com o seu livro e achei o livro similar em algumas coisas com o @mor e como queria um assunto parecido com o anterior comecei a ler. Primeiro tenho que falar que adorei a ideia de que um e-mail escrito errado podia iniciar um relacionamento, meio estranho, mas um relacionamento virtual. Inclusive cheguei a pensar em mandar um e-mail errado para ver se o mesmo podia acontecer comigo, mas esse tipo de coisa acha que até pode acontecer na vida real, mas deve ser muito raro.

A personagem principal no inicio achei ela meio paranoica, ciumenta e muito chata e não entendia como ela queria tanto ser dona do “Léo” quando ela já estava casa. Em minha opinião a coisa mais certa a se fazer era ela se jogar de cabeça no ela estava vivendo com Léo porque assim ela está fazendo os três interessados (ela, Léo, e o marido) sofrerem.

E acho que para tentar tirar ele da cabeça ela cisma em apresentar ele para a sua melhor amiga, isso só irá se motivo de mais ciúmes porque fica provado que ela sente algo por ele, mas está relutante em assumir e talvez só vá ser capaz de fazer isso quando já for tarde de mais e ela perderá a sua chance de ser feliz com quem ela realmente ama.

Adorei os diálogos dos e-mails trocados entre eles e até achei que o autor se superou, pois, não teve nenhum pouco de gírias de internet. Sabia quando comecei a ler que era diálogos trocados via e-mail e pensei ah deve ser aquelas gírias e palavras reduzidas que já estamos acostumados nas nossas redes sociais. O livro me lembrou a um filme muito antigo com a Meg Ryan, acho que o nome dele era Mensagem para Você que era basicamente a história desse livro, mas que eu me lembre era não era casada, mas o relacionamento era baseado em trocas de mensagens instantâneas e naquele tempo estávamos a recém descobrindo esse fenômeno que é a internet..

Eu recomendo muito esse livro, mas só uma coisa me deixou triste e chateada nesse livro o seu final que não vou revelar, mas posso dizer que é de revoltar qualquer um. E agora tenho que aguardar o próximo livro que até o fim desse ano será lançado assim espero.


Bjinhos!!! =/

Samira Chasez

6 comentários:

  1. parece ser um livro legal, apesar de ter tido um final ruim pra vc
    quem sabe eu leia né

    ResponderExcluir
  2. Amiga , minha mãe leu esse livro , disse que amou.
    Sendo que o pior disso é que tem continuação .
    A Suma ainda não tem data precista ( eu já perguntei) Mas disse que assim que tiverem uma novidade , postaram.
    Amei a resenha. rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei com muita vontade de ler. Sempre que eu vou no extra olho esse livro, mas acabo nunca comprando. Se eu não me engano está em promoção, vou lá dar uma olhada de novo quem sabe desta vez eu não acabo comprando?! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. hahaha... Adorei a sua ideia de mandar um e-mail errado pra ver se aconteceria a mesma coisa! rs... Mesmo você não tendo gostado do final, de repente a continuação ajeita isso, hehe... @mor está na minha listinha de desejados faz tempo.

    ResponderExcluir
  5. A história desse livro me lembra um filme...mas não consigo lembrar o nome =* Enfim...rs'... já vi tanta gente falando que queria esse livro e fiquei curiosa, mas nem sabia que teria continuação =**

    ResponderExcluir
  6. Assim, acabei de descobrir que na verdade é uma serie!
    A estória parece ser bem legal, apesar de que quando eu o vi em uma loja parecia bem fininho.
    Participei de um monte de sorteios, mas nunca consegui ganha-lo. O jeito é esperar por uma boa promoção no Sub...

    ResponderExcluir