sexta-feira, 1 de junho de 2012

0

Resenha Antes que eu vá - Lauren Oliver


Um dos Melhores Livros que já li!

Sinopse: Samantha Kingston tinha tudo: o melhor namorado, três maravilhosas amigas e a primeira escolha em tudo na escola Thomas Jefferson – da melhor mesa no refeitório até a melhor vaga no estacionamento. Sexta, dia 12 de Fevereiro, deveria ser apenas mais um dia em sua vida. Ao contrário, acaba se tornando o último. Então ela tem uma segunda chance. Sete, na verdade. Revendo seu último dia durante uma milagrosa semana, ela irá descobrir o mistério de sua morte – e descobrir o verdadeiro valor de tudo que ela está prestes a perder.



Samantha Kingston – mais conhecida como Sam – é a típica adolescente americana popular do Ensino Médio que não liga para nada além de seu status, seu namorado – Rob – e suas amigas – Ally, Elody e Lindsay – que coordenam as fofocas e maldades no colégio Thomas Jefferson. Quando chega o dia do Cupido – onde a popularidade da pessoa é medida pelo número de rosas que ela ganha, Sam recebe um convite de Kent – seu ex melhor amigo – para ir a sua festa. Apesar de ignorá-lo – por ser estranho e não fazer parte do grupo popular do colégio – ela e suas amigas decidem ir à festa. O que ela não sabia é que esse seria o último dia de sua vida. E que – por algum motivo – o destino resolveu lhe dar uma segunda chance de revivê-lo. Mas Sam seria capaz de lidar com essa situação?
Cada vez que Sam revive o dia do Cupido, percebe que nem tudo é como ela pensava. Lindsay não é tão perfeita quanto aparenta ser. Rob – o seu namorado – é egoísta e só quer aumentar a sua popularidade. Juliet Sykes – garota da qual Sam e suas amigas viviam atormentando – possui um bom coração e guarda segredos de Lindsay que nunca revelou. Kent é adorável e sempre cuidou dela, além de – ao contrário de Rob – se importar com os seus sentimentos. Seus pais a amavam e ela nunca deu valor a isso. Sua irmã mais nova – Izzy – sempre quis sua atenção, mas Sam estava muito ocupada bebendo em festas e cuidando do seu status social. Samantha percebeu que nunca valorizou o que deveria ter valorizado.
Sam – após reviver sete vezes o dia de sua morte – finalmente descobre o motivo de o destino ter lhe dado uma segunda chance. Ela pode mudar o rumo dos acontecimentos, ajudar quem precisa e salvar a vida de alguém que ela atormentou durante muito tempo. Ela tem a chance de se redimir diante da sua vida fútil e egoísta. Mas será que Sam estará preparada para abandonar tudo e todos? Será que ela finalmente conseguirá cumprir sua missão?
É impossível descrever em uma resenha as lições que o livro Antes Que Eu Vá ensina ao seu leitor. A história aborda fatos como Bullying e os rótulos criados pela sociedade. A busca pela perfeição e pela popularidade. Como uma pessoa boa pode ser transformada em algo totalmente diferente diante das regras da perfeição. Juliet Sykes é o maior exemplo de que a pratica de bullying pode ter sérias consequências. Ela é constantemente atacada por todos do colégio e mesmo sabendo que poderia desmascarar Lindsay – no passado elas foram melhores amigas – Juliet não se defende das acusações e guarda tudo para si. A protagonista – por exemplo – começa o livro com o objetivo de perder a virgindade com seu namorado por conta da pressão que suas amigas exerciam em tirar sarro por ela ser virgem.
Lauren Oliver conseguiu construir uma narrativa leve e – apesar de conter alguns pontos confusos – cativante. Não pense que só porque Sam reviverá o mesmo dia durante sete capítulos que o livro não terá conteúdo. Em cada capítulo Sam revive algo diferente diante de suas atitudes que mudam constantemente. Você passa a conhecer os personagens por diversos ângulos e tenta entender qual é o objetivo da protagonista. O que ela deverá fazer para que finalmente possa encontrar a paz que tanto almeja.
Antes Que Eu Vá ensina que julgar pela aparência não é só errado, mas também algo que futuramente magoará alguém. Se você conhecesse a pessoa antes de julgá-la, poderia fazer grandes amizades. O exterior irá se alterar, mas o interior sempre continuará o mesmo. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário